Polissonografia domiciliar

A polissonografia é um exame utilizado no estudo do sono e de suas variáveis fisiológicas. É padrão-ouro para diagnóstico de doenças relacionadas ao sono, ou seja, é o exame de referência para comparação de outros testes.
Muito utilizada para diagnóstico de roncos e apneia do sono, é geralmente realizada à noite e registra as amplas variações biofisiológicas que ocorrem durante o sono.

O polissonograma resultante monitora três parâmetros principais: o eletrencefalograma (EEG, que registra a atividade elétrica do cérebro), o eletro-oculograma (EOG, atividade elétrica dos olhos) e o eletromiograma sub-mentoniano (EMG, atividade elétrica da musculatura cervical).

Outros parâmetros, como fluxo aéreo nasal e bucal, oximetria, eletrocardiograma (atividade elétrica do coração), movimentos respiratórios, capnografia (avaliação do gás carbônico expirado), sensores de movimento nos membros inferiores e o registro em video do exame contribuem para o diagnóstico de doenças relacionadas ao sono.

O exame completo geralmente é realizado no laboratório de sono com a presença de uma técnica especializada.
Recentemente foi lançado um novo aparelho de polissonografia que traz todos os parâmetros do exame realizado em laboratório de sono, excetuando-se a gravação por vídeo, e pode ser realizado em casa. Chamamos de POLISSONOGRAFIA DOMICILIAR.

Como funciona? O paciente vem à clínica no início da noite, uma técnica faz toda montagem necessária e o paciente pode ir dormir em sua própria casa, retornando na manhã do dia seguinte para devolver o aparelho e retirar os eletrodos.

A principal vantagem desse exame é o maior conforto do paciente, que dorme em seu ambiente de costume, e terá a avaliação dos mesmos parâmetros na análise de toda a sua noite de sono.

Lembrando que a indicação desse tipo de exame deve ser feita por um médico especialista com conhecimento em medicina do sono.