Exame do Sono

Polissonografia (exame do sono) é um exame que avalia diversos parâmetros de funcionamento cerebral e corporal durante o sono. Dentre as alterações que podem ser vistas nesse exame, as mais frequentes são roncos e apneia obstrutiva do sono.

O exame serve para o diagnóstico e também para classificação dos diversos distúrbios relacionados ao sono. A apneia do sono hoje é altamente prevalente e é recomendável que todas as pessoas passem por avaliação para saber se são candidatas ao exame do sono. Serve ainda para investigação nos casos de insônia, sonambulismo e outros transtornos ligados ao sono.

A qualidade do sono interfere no desempenho físico e mental das pessoas. O sono, quando tem qualidade, proporciona bem-estar, disposição para exercer diversas atividades, como estudar, trabalhar e praticar exercícios físicos além de promover o bom funcionamento do organismo.

A falta de sono com qualidade pode provocar sonolência diurna, irritabilidade, dificuldade de atenção, falta de energia e cansaço crônico, entre outros problemas.

Disponibilizamos nesta cartilha informações sobre alguns dos distúrbios do sono, para que você possa estar mais atento a problemas a eles relacionados.

Boa leitura!